O vício em açúcar é real? O que isso está a fazer com seus dentes?

Reading Time: 3 min 0 Comment
Você é viciado em açúcar?

Sempre há uma questão polêmica circulando nas redes sociais: o açúcar é realmente viciante? A resposta mais comum dos profissionais médicos é não, a menos que estejas a consumir uma quantidade alarmante de açúcar de forma incontrolável, é improvável que categorize em categoria de vício. No entanto, é muito fácil desejar alimentos altamente palatáveis, cheios de gordura e açúcar. Quem gosta de doces sabe que não é fácil parar em um único cupcake ou barra de chocolate. O desejo por açúcar é algo muito real e algumas pessoas são mais afetadas do que outras. Seria melhor que as pessoas fossem viciadas em pepino e alface, mas estes simplesmente não são tão saborosos quanto os doces.

O açúcar é prejudicial para os dentes e, embora possamos ler artigo após artigo sobre o vício do açúcar, o que realmente deveríamos prestar atenção é o efeito que o açúcar tem sobre os dentes. O risco potencial de cárie dentária aumenta com alimentos ricos em açúcar. Sempre fomos ensinados a preocupar-nos com tártaro e cáries. Pode-se escovar e usar fio dental até desejar, mas isso não o protegerá de cáries causadas pela alta ingestão de açúcar.

Qual é o efeito nos dentes?

As bactérias na boca se alimentam de açúcar para sobreviver, prosperar e causar estragos nos dentes. O consumo de alimentos açucarados faz com que as bactérias desenvolvam subprodutos ácidos, e isso pode dissolver diretamente o esmalte dentário, que é o material fundamental para proteger os dentes. Quando este é danificado e corroído por ácidos, há um problema sério em questão, e é preciso garantir que seus cuidados dentáriosestejam corretos para evitar isso. O açúcar não só pode atrair bactérias nocivas para a boca, mas também pode diminuir o pH tornando-a mais ácida. O pH normal dentro da boca é geralmente em torno de 7 e, quando esse número diminui, há uma chance muito maior de cárie dentária.

Entre as consultas odontológicas com o dentista e o higienista, é essencial cuidar bem dos dentes em todos os momentos. Se não o fizer, estarás em risco de perda permanente dos dentes, o que pode levar a tratamentos caros e demorados.

Como prevenir tártaro e cáries

A solução óbvia aqui para ajudar a prevenir cáries dentárias e outros problemas de saúde é reduzir a quantidade de açúcar consumida. Ao fazer isso, reduz o risco de cárie dentária e a necessidade de outros tratamentos. Além de reduzir o consumo de açúcar, pode aumentar a frequência na escovação e o uso do fio dental para ter melhores chances contra cáries. Se estiver prestando atenção adequada aos dentes fora das consultas odontológicas regulares, poderá reduzir os danos. Além disso, usar um enxaguatório bucal pode ser recomendado para reduzir o crescimento de bactérias em sua boca.

O que fazer quando desejar açúcar

Portanto, embora não possamos considerar o açúcar um vício, podemos concordar que os desejos por açúcar são muito reais. É fácil cair na armadilha de comer alimentos doces sem parar. No entanto, a chave é o equilíbrio, e aqui estão algumas sugestões para reduzir esses desejos.

A primeira coisa que pode fazer é lembrar que NÃO PRECISA de doces; ainda assim, estará fazendo uma escolha consciente de continuar a consumi-los. Então, lembre-se de que não precisas fazer isso.

Opte por frutas em vez de refrigerantes e doces, para poder fazer algo melhor para sua saúde. Apesar de que as frutas contêm açúcares, a sua composição natural é muito menos prejudicial do que o açúcar sintético que colocamos no nosso corpo.

Mascar chicletes sem açúcar, muitos deles com xilitol, pode ajudar a reduzir seus desejos. Os sabores mentolados muitas vezes restringem a compulsão, especialmente por alimentos doces.

O adoçante artificial é uma excelente alternativa ao açúcar processado. Muitas pessoas não são defensoras de adoçantes como Stevia e Sweet'n'Low, mas eles podem ser um substituto sem serem horríveis para os dentes. É fundamental ressaltar que a maioria não é necessariamente a opção mais saudável, mas é uma excelente alternativa para diminuir a quantidade de açúcar que consome.

Não é uma falha de sua parte desfrutar de alimentos doces, nem é uma falha exagerar de vez em quando. O segredo é tentar e conseguirás reduzir o açúcar em sua dieta.

O que vem a seguir?

Se você está preocupado com a saúde dos seus dentes, por que não marcar uma consulta com seu dentista? É necessário ter consultas regulares para garantir que a saúde bucal mantenha-se em alto padrão, então por que não começar hoje mesmo?