Consegues uma contenção fixa após o tratamento com alinhadores transparentes?

Reading Time: 4 min 0 Comment
Você consegue uma contenção fixa após o tratamento com alinhadores transparentes?

Então, esteve entre 4 e 6 meses usando os alinhadores transparentes e já exibe uma bela dentição reta. Agora pode estar a pensar no que precisa fazer a seguir.

Muitas pessoas lhe dirão como é vital que use uma contenção fixa depois de usar aparelho ortodôntico ou alinhadores transparentes, a fim de manter seu fabuloso sorriso com a mesma aparência agora que o tratamento terminou. Mas é realmente tão importante? O que acontece se não conseguir uma contenção após o tratamento com alinhador?

Sim. Você precisará de um contentor. Aqui está o porquê

Seus dentes estarão sempre a mover na boca, em resposta às forças aplicadas a eles. Dê uma leve pressão nos dentes e sentirá um pouco de movimento. Sem uma contenção fixa após concluir o tratamento com alinhador invisível, voltará à estaca zero e terá desperdiçado dinheiro e trabalho duro.

As forças vêm de suas bochechas, língua, lábios e mandíbula. Todos eles se movem quando falas, comes, bebes, bocejas, cantas, dormes, espirras, tosse e respiras. Não importa quanto tempo usas aparelho ortodôntico ou alinhadores, os dentes nunca ficam rígidamente no lugar.

Durante muitos anos, pensou-se que os contentores eram desnecessários. Os ortodontistas não os recomendaram pois pensavam que, uma vez concluído o tratamento de alinhamento, o trabalho estava feito. Isso foi até que os adultos, que usavam aparelho sem acompanhá-los com uma contenção, começaram a reclamar que seus dentes estavam tortos novamente. Se eles tivessem usado contenções após o tratamento inicial, ainda teriam dentes lindamente retos e uniformes.

Contentor fixo

Uma contenção fixa pode ser ideal para segurar os dentes recém-alinhados em seus novos lugares, especialmente os seis dentes anteriores inferiores. Geralmente são pedaços de arame que são colados na parte posterior dos dentes e ajustados de acordo com a sua mordida. Se houver dificuldade em seguir as diretrizes relacionadas às contenções removíveis (que discutiremos adiante), seu ortodontista pode recomendar que aplique uma contenção fixa nos dentes.

Uma contenção fixa pode ser usada permanentemente, sendo removida apenas se irritar as gengivas ou criar um acúmulo significativo de placa bacteriana e tártaro.

O bom de uma contenção fixa é que, por ser aplicada na parte de trás dos dentes, ninguém mais sabe que está lá e, eventualmente, tu também esquecerás que ela está lá. Eles não se danificam facilmente, não afetam a maneira como falas e, como estão sempre presentes, os dentes ficam garantidos no lugar.

No entanto, como acontece com qualquer coisa, existem desvantagens em uma contenção fixa.

Escovar os dentes e passar fio dental em torno de uma contenção fixa pode ser mais desafiador e exigir muito mais esforço do que se não as estivesse usando. Se não for limpo adequadamente, corre o risco de cáries, tártaro e doenças gengivais graves , que podem levar à perda do dente.

Ele também pode esfregar na sua língua e, se o fio quebrar ou a ligação se soltar, pode ser bastante desconfortável até que consigas consertá-lo. Isso pode impedir que comas certos alimentos para que não sejas prejudicado por eles – maçãs duras, chicletes , caramelos e pedaços duros de carne podem tirá-los do cardápio de muitas pessoas. Alimentos e bebidas ricos em açúcar ou aditivos semelhantes também podem enfraquecer os laços.

Qual é a alternativa a uma contenção fixa?

Existe uma alternativa à contenção fixa tradicional: a contenção removível. Ela é ótima porque não há nada permanentemente preso aos dentes e geralmente é mais higiênica, pois pode ser limpa com rapidez e facilidade. No entanto, para que realmente funcione, precisamos usá-la pelo tempo recomendado.

Nas primeiras semanas após concluir o tratamento com alinhador, precisará usar uma contenção removível quase o tempo todo para que ela funcione de maneira eficaz e mantenha os dentes retos e em seu devido lugar. Esse período deve durar em torno de duas a quatro semanas, e ela só deve ser retirada para comer ou escovar os dentes. Depois disso, poderá usá-la apenas à noite - mas todas as noites - por cerca de seis meses, antes de diminuir para algumas noites por semana. É importante usá-la conforme as instruções, verificá-la e ajustá-la conforme apropriado – caso contrário, perderás os resultados de todo o trabalho árduo realizado. Ela geralmente resulta melhor nos dentes superiores, pois ao morder não há risco de danificar os dentes inferiores.

Muitas pessoas que fazem tratamento com alinhadores optam por contenções removíveis ao final do tratamento, pois são mais fáceis de limpar tanto o aparelho quanto os dentes e gengivas. Algumas pessoas também os preferem pela aparência discreta – pois podem ser facilmente retiradas para ocasiões especiais.

A maior desvantagem de um contentor removível é a conformidade. Poderá pensar que és muito disciplinado quando trata-se do uso, mas quando sabe – lembra-se-á de colocá-la todas as noites? Muitas pessoas perdem o hábito, pensando que não vai prejudicar o “só desta vez” e, antes que percebam, já se passaram meses desde que usaram e seus dentes mudaram irreversivelmente.

A conclusão disso é que sim, precisas usar uma contenção depois de concluir o tratamento com alinhador invisível se quiser impedir a movimentação dos dentes. No entanto, a escolha de um fixo ou removível depende inteiramente de vós. Passe algum tempo conversando com o médico dentista e ortodontista afim de verificar todas as vantagens e desvantagens de cada um antes de tomar a decisão.